Perguntas Frequentes

Inicialmente a central não dispõe de outros serviços, no entanto, em breve, todos os demais serviços extrajudiciais estarão disponíveis.
Depois de cumprida a exigência, o prazo inicia-se em 5 dias úteis para confecção e disponibilização da certidão.
Não realizamos devolução de custas, nestes casos, o cartório indicado na solicitação emitirá uma certidão negativa/nada consta, em atenção e respeito ao “Termo de Concordância” disponibilizado ao cliente para ser lido e após achado conforme, iniciar o processo de pedido.
O pagamento do boleto é confirmado pelo Banco. O mesmo pode ocorrer no prazo de até 48 horas.
Fazer seu cadastro obter login e senha. Clique em Certidões Eletrônicas e logo em seguida, ATOS LAVRADOS NOS CARTÓRIOS DE NOTAS ESCRITURAS/PROCURAÇÃO - DISTRIBUIDORES 5º e 6º DA CAPITAL - CERTIDÃO DE PESQUISA DE BENS - ÚLTIMOS 20 ANOS. Neste momento selecione os cartórios e prossiga com o preenchimento.
Certidão de matricula a partir da lei 6015/73 passou a ter nomenclatura de certidão de Ônus Reais, Livro nº 2 do Registro de Imóvel.
Ao acessar o site, selecione o Município para requerimento de sua certidão, cadastre-se para obter Login e senha.
Efetue o Login (CPF), senha e selecione o perfil (REQUERENTE) e acesse a opção Certidão Eletrônica ou Kit de certidões. Escolha a categoria desejada ao lado esquerdo da tela e posteriormente a certidão. Caso não saiba a categoria, descreva no campo em branco o nome da certidão desejada. Selecione as certidões que deseja e clique em PREENCHER PEDIDO. Preencha nos campos os dados da busca e posteriormente em MEU CARRINHO, clique em FINALIZAR PEDIDO para gerar o boleto, podendo assim efetuar o pagamento. OBS: Os campos com (*), serão obrigatórios os seus preenchimentos.
Fazer seu cadastro, obter login e senha. Clique em Certidões Eletrônicas e logo em seguida, ATOS LAVRADOS NOS CARTÓRIOS DE NOTAS ESCRITURAS/PROCURAÇÃO - DISTRIBUIDORES 5º e 6º DA CAPITAL -CERTIDÃO DE PESQUISA DE TESTAMENTOS - ÚLTIMOS 20 ANOS. Neste momento selecione os cartórios e prossiga com o preenchimento.
Fazer seu cadastro, obter login e senha. Clique em KIT CERTIDÃO – KIT INTERDIÇÕES E TUTELAS e siga o preenchimento.
Selecione o Município, depois clique em Imóveis - Certidão de Ônus Reais. Serão listados os cartórios RGI disponíveis para solicitação da certidão. Selecione o cartório desejado e siga o preenchimento.
No interior em especial nas cidades de Angras dos Reis (1º e 2º Oficio de Justiça), Niterói (2º e 3º Oficio de Distribuição), disponibilizarão pelos cartórios cadastrados no site a Busca nominal – (Certidão de Busca Pessoal – Imóveis - Testamento etc.), no entanto, as buscas para levantamento de Escrituras Publicas de Atos Notarias são realizadas no Cartório Distribuidor das cidades que em sua maioria são oficializados e não estão cadastrados no site.
Caso não saiba o cartório onde consta o protesto, basta solicitar no site, uma certidão no 7º Registro de Distribuição da Capital do Rio de Janeiro. Essa certidão constará em quais cartórios da capital foram registrados os títulos.
Fazer seu cadastro, obter login e senha, depois selecionar o Município, entrar em Certidão Eletrônica, Protesto ou Kit de certidões, - certidão de busca de 5 anos ou 10 anos. Preencher o pedido e selecione os cartórios desejados.
Você receberá uma notificação no seu e-mail cadastrado informando que a sua certidão já se encontra disponível para Download. A certidão ficará disponível no site e-cartoriorj.com.br, acessando o menu MEUS PEDIDOS, coloque o número do pedido e depois aperte em CONSULTAR. Se a certidão estiver disponibilizada, estará com status de "Ato Disponível" aparecerá um ícone semelhante a uma seta para fazer o download.
Você pode validar a certidão eletrônica através do site e-cartoriorj.com.br, em “Validador” ou acessando ao site da CGJ, cgj.tjrj.jus.br, em "Portal Extrajudicial".
Ao acessar o site e efetuar o login, entre no menu MEUS PEDIDOS e lá constará os pedidos do período de 30 dias. Caso não localize, selecione a data desejada.
Até presente data, os cartórios de RCPN (Registro Civil das Pessoas Naturais), ainda não estão disponíveis no site. Os mesmos se encontram em fase de testes.
Fazer seu cadastro, obter login e senha. Clique em KIT CERTIDÃO- HABILITAÇÃO DE CASAMENTO e siga o preenchimento.
Sim. A certidão Eletrônica disponibilizada pelo site E-CARTÓRIO RJ, goza da mesma prerrogativa legal da certidão física, disponibilizadas nos cartórios de acordo com o provimento 89/2016 da Corregedoria Geral da Justiça.
A central não disponibiliza este serviço.
Sim. Antes de FINALIZAR o seu pedido, clique em SOLICITE OUTRO SERVIÇO ou clique em ADICIONAR PEDIDO.
CERP é o certificado de segurança que da autenticidade e segurança a certidão emitida eletronicamente. Quando requerente obtêm a certidão aqui e que é disponível no Download ela é baixada e em seguida ao final ou no início da certidão aparece estes dados de letras e números em negrito que devem ser lançados no Validador. Exemplo: Poder Judiciário - TJERJ Corregedoria Geral de Justiça.
Para solicitar as certidões de ônus reais, faz-se necessário o endereço completo do imóvel em questão e o cartório em que o mesmo foi registrado. Tendo em mãos esses dados, acesse o site e-cartoriorj, cadastre-se, efetue o login e faça as solicitações das certidões.
É o documento fornecido pelo Oficial de Registro de Imóveis e pode ser de Ônus, Quinzenária, Vintenária, Trintenária e Negativa de Propriedade. Tem a finalidade de certificar todo o histórico do registro do Imóvel, direito real sobre a propriedade. Certifica todas as averbações lançadas na matrícula do imóvel como penhoras, gravames, sobrestamento, bloqueio da Matrícula, inclusive os documentos e títulos prenotados que ainda não foram levados a registros ou averbados.
A Certidão Gratuita trata-se de um procedimento específico, que exige a presença do interessado junto ao cartório extrajudicial para requisitar a certidão com apresentação de documentos que comprovam a sua necessidade.
Para realizar consultas nos Cartórios de Protesto no site, será necessário que solicite uma certidão no cartório desejado. Lembramos que podem existir mais de um cartório de protesto na mesma cidade. A Certidão de Protesto, tem como objetivo verificar se há alguma pendência de quitação de títulos (nota promissória, cheques, duplicatas ou outro documento de dívida) em um determinado Cartório de Protesto. Se não houver registros de débitos, a certidão de protesto é negativa e se for localizado débitos, a certidão será positiva.
Faça o login no site e entre em Meus Pedidos.
É necessário se cadastrar no site para poder realizar o pagamento do pedido via internet e para que o Cartório possa entrar em contato caso as informações fornecidas no pedido não sejam suficientes para atendê-lo.
Não há essa possibilidade, pois o boleto é cancelado em 05 dias úteis por falta do pagamento. Faz-se necessário efetuar uma nova solicitação.
A Central concede ao usuário a possibilidade de solicitar sua certidão de qualquer lugar que se encontre. A principal vantagem é evitar o deslocamento dos usuários, uma vez que a certidão pode ser solicitada até por smartphones ou tablets. O “e-cartório” também não fica restrito aos horários comerciais, podendo receber pedidos a qualquer momento do dia.
A certidão já está válida. O validador foi criado para verificar a autenticidade e prazo de eficácia da certidão. Desta forma, se a certidão apareceu em PDF depois de digitar (fornecer) o SELO, significa que é VÁLIDA (Foi emitida pelo site e-cartoriorj.com.br) e estará disponível no período de eficácia.
Certidão de ônus reais é a certidão que relata diretamente se há ônus ou ações judiciais constantes na matrícula do imóvel. Esta certidão também é exigida para a lavratura de escrituras ou contratos bancários, pois é por meio dela que se sabe específica e seguramente se há algum ônus incidindo sobre o imóvel (ex: hipoteca, penhora), se há alguma indisponibilidade determinada, ou se há alguma pendência judicial capaz de atingir o futuro adquirente. Pode ser Negativa ou Positiva, conforme o caso. Certidão de inteiro teor (também chamada de “certidão de matrícula” ou “certidão de registro”): é a certidão que traz o texto integral da matrícula do imóvel, ou seja, tudo o que consta no histórico do imóvel. Poderão ser visualizados e comprovados todos os atos de registro ou averbação praticados na matrícula. Esta certidão é exigida para a lavratura de escrituras ou contratos bancários, pois é por meio dela que se sabe seguramente a identificação do imóvel e do seu atual proprietário.
As certidões possuem a validade de 90 dias, exceto as certidões de imóveis que são 30 dias.
Utilize o navegador GOOGLE CHROME.
Acessando o menu MEUS PEDIDOS, clique no ícone exigência (TRIÂNGULO) e depois responda a pendência ou efetue o pagamento das folhas adicionais.
Não possuímos valores tabelados, pois as custas/emolumentos, variam conforme as suas atribuições e composições da tabela de serviços de cada cartório. Sugerimos nestes casos ao cliente simular no site um pedido, no final consta o valor. Caso não concorde com as informações, basta desconsiderar o mesmo, pois é cancelado automaticamente por falta de pagamento.
O prazo legal para a entrega de certidões é de até 5 dias úteis, após a compensação bancária. Pontos facultativos determinados pelo Governo do Estado, do Município e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro também serão considerados como tal no sistema do E-Cartório não contando como dia útil.
Os cartórios são os responsáveis pela confecção e emissão das certidões eletrônicas. O site e-cartório é o meio utilizado para a solicitação do pedido e a disponibilização da certidão.
Uma vez que a solicitação foi feita errada não existe reembolso ou acerto. Somente as solicitações que forem emitidas com erro do cartório estão sujeitas a reparo.
Um projeto inédito no Brasil que foi implementado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CGJ/RJ) em parceria com a Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (Anoreg/RJ): a certidão eletrônica extrajudicial, solicitada pelo cidadão de forma online e que pode ser impressa por ele. Com o sistema, certidões como de busca pessoal cível e criminal, de interdições e tutelas, ônus reais, traslados de atos notarias, certidões de títulos e documentos, lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral, desde que sejam disponibilizados pelo Cartório, poderão ser solicitados de forma online, pelo cidadão, aos diversos cartórios extrajudiciais do estado do Rio. Para gerar uma certidão eletrônica, o usuário tanto pessoa física como jurídica, acessao portal E-Cartório RJ – sistema eletrônico de emissão de certidões notarias e registrais (http://e-cartoriorj.com.br/), e poderá solicitar uma ou mais certidões em cartórios Distintos do estado. A Certidão Eletrônica tem a mesma fé pública e validade jurídica da Certidão tradicional (em papel).
Não existe a possibilidade de antecipar certidão neste formato do E-cartório.
Ela não será enviada pelo correio, é uma certidão Eletrônica. Quando estiver disponível no site é só efetuar download.